Opinião | Escova de dentes eléctrica Oral B

Escova de Dentes Eléctrica Recarregável Oral-B Vitality CrossAction e tecnologia Braun
  • A escova de dentes essencial para a limpeza dentária de todos os dias.
  • Remove até mais 100% de tártaro do que uma escova de dentes manual normal.
  • A tecnologia superior 2D Cleaning Action de oscilação e rotação remove melhor o tártaro do que uma escova de dentes manual normal.
Já uso a escova eléctrica Oral-B há pelos menos uns dez anos, e já não me oriento com uma manual. Só uso manual em SOS, se não tiver a minha eléctrica ao pé. E nota-se logo a diferença de uma para outra.

Adorava um dia poder investir numa destas escovas, mas uma versão toda xpto, topo de gama, aquelas que vêm com uma data de acessórios e segundo fazem parecer nos anúncios, quase que substitui um dentista. Quase.
Em 28 anos, fui ao dentista três vezes na vida. A primeira vez que fui tinha uns 21 anos. Uma foi check up e as outras duas fui fazer uma limpeza que marquei por iniciativa própria para fazer, se bem que dessas duas vezes os dentistas que me atenderam disseram que não havia necessidade, não havia nada de especial para limpar, nem uma única cárie, nada, mas fizeram-no porque primeiro: eu já tinha pago e segundo por precaução e vamos a ver, higiene mais vale a sobrar que a faltar, certo?

Da primeira vez que fui ao dentista na vida, foi um check up gratuito, e o dentista podia muito bem aproveitado o facto de eu NUNCA ter ido ao dentista e não perceber nada do assunto para me cobrar por uma data de coisas que seriam necessárias fazer. No entanto até uma simples limpeza ele me disse que não era necessário, pois não havia nada para limpar. Então saí de lá tal como entrei, mas  saí acompanhada de elogios devido à minha higiene dental e para continuar assim.

E nem sequer uso fio dental, porque a primeira e única vez que usei me magoei a sério e desisti logo. Conto um dia voltar a tentar, mas não de momento. Não tenho os dentes direitos, até os tenho desalinhados, um torto e outro sobreposto, tenho também o que se chama de má oclusão e problemas na articulação temporo-mandibular (ATM), mas isso será assunto para outro post... Claro que eu não podia simplesmente ter uns dentes impecáveis e irrepreensíveis, tinha de ter uma coisa maluca qualquer anexada, se não não seria "normal em mim", mas pronto. Ao menos em termos de limpeza não me posso queixar...

No entanto, apesar desta minha escova ser a mais básica da Oral-B, têm-me servido muito bem e podem ter a certeza que é a minha maior aliada diária para manter a minha saúde oral impecável. É sem sombra de dúvidas um investimento essencial e seguro.

Quando usam esta escova não precisam de fazer, como eu já fiz e vejo fazer, os gestos manuais de escovagem. Pois além de se poderem magoar nas gengivas é desnecessário e não se faz a limpeza perfeitinha com é suposto. Basta colocar no cabeçal a pasta de dentes, colocar o cabeçal/escova junto aos dentes e passar a escova de um lado para o outro, suave e algo lentamente, da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, mais para cima, mais para baixo, sempre em cima dos dentes e nunca em cima das gengivas. 
Deixem a rotação da escova fazer o trabalho todo, só têm de a ir movendo até cobrir os dentes todos. Passa-se sempre também no meio dos dentes, de modo a cobrir as cavidades e a parte de trás dos dentes.
Aqui está um bom vídeo informativo da Oral-B sobre a melhor forma de usarmos todo o potencial das escovas electrificas:
Existe uma variedade considerável de cabeçais, conforme as nossas necessidades, por exemplo: para sensibilidades, para branquear os dentes, Floss Action (inclui cerdas MicroPulse que ajudam a proporcionar uma limpeza profunda superior entre os dentes), A Dual Clean (proporciona duas vezes mais limpeza graças aos dois cabeçais que se movimentam como se fossem um. Proporciona uma limpeza profunda para remover a placa, assegurar a frescura e garantir o cuidado das gengivas), etc...

Das que experimentei, a que mais gosto e uso é da Precision clean.
Conforme dizem no site da Oral-B e os especialistas:
Os dentistas recomendam mudar de escova de dentes a cada 3 ou 4 meses. Os cabeçais de substituição da Oral-B incluem cerdas Indicadoras que vão perdendo a cor para o ajudar a lembrar que deverá substitui o cabeçal de forma a manter uma limpeza superior quando comparada com uma escova de dentes manual normal.
E é preciso MESMO ir trocando o cabeçal! Eu tive uma altura em que não podia investir num novo cabeçal e tive de usar o mesmo durante uns 9 meses. Garanto-vos que notei IMENSO a diferença e no mau sentido. A minha saúde bucal deixou de ser a mesma e custou-me a recuperar o bem-estar que sempre tive.
Não limpava com a mesma eficácia e rapidez, os meus dentes foram ficando amarelados, e até a minha língua parece que começou a ficar mais "pesada" e esbranquiçada. E lavava os dentes como sempre, da mesma maneira, mas era quase como se não fizesse nada. E voltei às manuais até conseguir encontrar uma promoção e ter uns trocos de lado para comprar os cabeçais, e para mim, que estou tão habituada à eléctrica era à mesma coisa como se não limpasse nada, mesmo começando a usar e abusar do elixir.
Por isso neste caso não é uma coisa que se diz apenas para deitarmos as usadas fora e estarmos a comprar de tempos a tempos para lucro da empresa, cabeçais novos (e o mesmo se aplica às escovas manuais), as escovas vão mesmo perdendo a eficácia com o tempo/uso até chegar a um ponto em que não servem absolutamente para nada devido ao desgaste.

Já usei cabeçais compatíveis. Prefiro, sempre que possível comprar as originais, pois desta maneira tenho a certeza da qualidade delas, mas se não tiver possibilidades disso aproveito as promoções das compatíveis, normalmente encontram-se online. Não posso dizer, sinceramente, que tenha encontrado diferenças significativas de umas para outras, originais ou compatíveis, mas que gosto sempre que posso de ter as originais, sim.... prefiro.

2 comentários:

  1. Nunca usei nada dessa marca mas gostei da resenha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu uso umas quantas coisas da Oral-B, pois gosto e confio na marca :)

      Eliminar

✎ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ❤

❥ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑